Instituto Pensar - Juventude Socialista do ES debate geração que respeita a diversidade

Juventude Socialista do ES debate geração que respeita a diversidade

por: Lucas Godois 


No mês internacional do orgulho LGBTQIA+, a Juventude Socialista Brasileira do Espirito Santo (JSB-ES) realizará uma conversa sobre o tema "Juventude LGBTQIA+ ? A geração do respeito à diversidade?, nesta sexta-feira (25), às 19h30. Participarão da live o mestre em relações internacionais ativistas LGBTI+, Italo Ribeiro Alves, e o gerente de política de diversidade sexual e gênero do governo do estado do Espírito Santo, Renan Lira Matos Cadais.

A série de lives ?JuventudES participa? é um novo meio de conversar com os jovens capixabas sobre vários temas. Para o presidente da JSB-ES, Jiberlandio Sahad, os eventos são um canal de diálogo com esse público.

O objetivo deste encontro virtual será debater sobre as formas de combate à LGBTfobia para reduzir o preconceito e entender o respeito como a única forma de superar a história de violência e criminalidades praticadas contra esta população.

Geração do respeito à diversidade

As políticas públicas para a população LGBTIA+ sempre foi um tabu no poder público. A importância de debater esse tema é que o diálogo é uma das estratégias para a formação e mudança. Para Ranan Cadais, dialogar com diversos atores sobre política, em especial com a juventude, é de extrema importância porque os jovens estão dispostos a aprender.

"A juventude tem se expressado a cada dia mais, inclusive em relação a sua orientação sexual e identidade de gênero. Nesse sentido, é o nosso papel dialogar sobre o direito e a visibilidade dessa juventude, garantindo o respeito, promovendo a cidadania e os direitos humanos, por meio de debates como o organizado pela juventude capixaba.?

Renan Cadais

Italo Alves explica o que é a geração de respeito à diversidade. "Essa é geração de pessoas LGBTQIA+ que conquistaram direitos através da educação, participação política e lutas sociais. Hoje, ela ocupa espaços de liderança e consegue visibilidade para mostrar que sua existência e suas pautas fazem parte do projeto de uma democracia pro Brasil. ?

Para continuar com as conquistas de direitos, a mais importante é combater a LGBTIfobia. No curto prazo, é institucionalizar a criminalização da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de 2019. Mas para Alves, vai muito além disso.

"A gente tem que entender como combater a LGBTIfobia em todas as políticas públicas, porque a população LGBTQIA+ é uma pauta transversal, que precisa ter um olhar cuidadoso em todas as pautas. Por exemplo, nós precisamos de um programa forte de combate ao bullying e à discriminação nas escolas. Precisamos falar de diversidade, de gênero, de sexualidade. Precisamos construir empatia nos nossos jovens, para eles não tratarem a população LGBTI diferentemente, ao ponto de ser discriminada.?
Italo Alves

Os convidados

O mestre em relações internacionais e ativistas LGBTI+, Ítalo Alves é suplente de vereador pelo PSB, empreendedor social e cofundador da Todxs Brasil, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que visa empoderar a comunidade LGBTI+, educando a sociedade e transformando o Brasil. Promove a inclusão dessas pessoas na sociedade com iniciativas de formação de lideranças, pesquisa, conscientização e segurança.

O gerente de política de diversidade sexual e gênero do governo do Espírito Santo, Renan Cadais, é advogado. Foi vice-presidente do Conselho Estadual LGBT+ do ES, vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/ES, e respondeu no segundo semestre de 2020 pela Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos do ES.

Série ?JuventudES participa?

A série de eventos mensais teve a primeira transmissão em maio. A transmissão de estreia foi organizada pela Juventude Feminista e abordou o tema "A luta feminina e seus bastidores? e contou com a participação da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, e da secretária de Direitos Humanos do estado, Nara Borgo.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: